O Quebec no espaço

Um pouco de geografia

Situado na região nordeste do continente americano, o Quebec ocupa uma área de 1.667.926 km2. Ele é três vezes maior do que a França, 40 vezes maior do que a Suíça e 50 vezes maior do que a Bélgica. Seu território se estende da fronteira dos Estados Unidos até os mares boreais em cerca de 2.000 km, entre as províncias de Ontário a Oeste e Novo Brunswick e Terra Nova e Labrador a Leste.


Terra de contrastes

Terra de contrastes

Cortado em toda sua parte meridional pelo São Lourenço, um dos maiores rios do planeta, o Quebec se enriquece de uma incrível diversidade de paisagens: uma planície fluvial fecunda, entre o Escudo Canadense ao Norte e os Apalaches ao Sul, enormes extensões de florestas, floresta boreal e tundra, com mais de um milhão de lagos e milhares de rios, isto é, cerca de 180.000 km2 de água doce. Os cumes mais elevados do Quebec são os montes D'Iberville (1.622 m), situado na cadeia dos Torngat no Nunavik, e Jacques-Cartier (1.268 m), no maciço dos Chic-Chocs na região de Gaspésie.


Terra de contrastes

O tempo que está fazendo

O Quebec tem três tipos de clima:

· continental úmido, ao Sul de 50 graus de latitude;
· subártico, entre 50 e 58 graus de latitude;
· ártico, acima de 58 graus de latitude;

que correspondem às regiões cobertas, respectivamente, pela floresta, floresta boreal e tundra.

O Quebec Meridional tem quatro estações contrastantes, marcadas por grandes diferenças de temperatura. Ao inverno vigoroso e de muita neve – mais de três metros de neve em média na cidade de Quebec – se sucede uma primavera vivificadora e exaltante, seguida de um verão quente que termina com as cores majestosas do outono. Destas variações climáticas extraordinárias, os quebequenses retiram uma vitalidade e uma afetuosidade legendárias!