Chegar ao Quebec de avião

Existem três aeroportos internacionais no Quebec:

- Pierre-Elliott-Trudeau em Montreal,
- Jean-Lesage em Quebec,
- Mont-Tremblant.

O aeroporto Montreal-Trudeau está ligado por um serviço de shuttle ao centro da cidade de Montreal, à cidade de Ottawa (de três a cinco partidas por dia), a MontTremblant (de meados de dezembro a meados de abril; e de meados de maio a meados de outubro) como também à cidade de Quebec.

Se deslocar de automóvel no Quebec

Os pontos essenciais que você precisa saber antes de dirigir um automóvel no Quebec!

Carteira de motorista e seguros

A maioria das carteiras de motorista estrangeiras são válidas no Quebec para uma estada de menos de seis meses. Após seis meses, é obrigatório ter uma carteira de motorista internacional. Porém, se seus documentos estão num idioma diferente de francês ou inglês, recomendamos muito que você tenha uma carteira de motorista internacional.

O cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros de um automóvel. Embora a idade mínima para dirigir um automóvel seja de 16 anos, algumas empresas de locação exigem que o motorista tenha uma idade mínima de 25 anos, enquanto que outras têm tarifas mais elevadas para os motoristas de menos de 21 anos.

No caso de ferimentos corporais num acidente, os motoristas ou passageiros de um automóvel matriculado no Quebec têm direito a todas as indenizações pagas pela Sociedade do Seguro Automóvel do Quebec do mesmo modo que os próprios quebequenses. Caso o automóvel envolvido no acidente não tenha sido matriculado no Quebec ou caso os visitantes acidentados sejam pedestres ou ciclistas, a indenização se aplicará segundo o grau de responsabilidade do não residente. Além disso, os proprietários de automóveis circulando no Quebec devem deter uma apólice de seguro de responsabilidade de um valor mínimo de $50.000 para compensar eventuais danos materiais. Para maiores informações, comunique-se com a Société de l'assurance automobile du Québec.

Virar à direita no sinal vermelho

Desde 2003, virar à direita no sinal vermelho é permitido no Quebec, com exceção da ilha de Montreal e dos cruzamentos onde existe um sinal específico de proibição. Nos lugares onde virar à direita é permitido, a lei obriga os motoristas a efetuar uma parada antes de virar à direita no sinal vermelho e a ceder a passagem aos veículos, ciclistas e pedestres que já se encontram no cruzamento.

Sinalização turística

Desde sua chegada no Quebec e durante todos seus deslocamentos nas estradas quebequenses, observe os painéis azuis e marrons que contêm mensagens úteis para lhe dirigir aos sítios turísticos.